Como Comprar um Berço?
Dicas e sugestões antes de comprar.
Para garantir a segurança dos pequenos, muitas medidas de segurança são adotadas com relação ao berço. Os berços fabricados atualmente devem estar em conformidade com os códigos de segurança, regulamentados para prevenir acidentes. Portanto, se você está considerando utilizar um berço mais velho, deve verificar se o mesmo atende as normas de segurança vigentes.
.Grades, Interior e Travas
As grades do berço devem ter uma distância máxima de 5 a 6 centímetros entre si, para evitar que o bebê fique preso entre elas. Aliás, nunca use um berço que tenha grades faltando, pois o bebês mais novos podem passar nesse espaço e cair.  Outra preocupação com relação as grades do berço é a forma como estão organizadas. Evite grades que o bebê possa escalar, pois essas podem causar acidentes. Também prefira grades redondas e sem bordas recortadas.  As grades do berço também devem ser resistentes, você não deve ser capaz de flexioná-las.  A parte interna do berço não pode ter cantos afiados ou arestas. O ideal é que as traves sejam arredondadas. Aliás, também confira as travas do berço e tenha certeza de que elas não podem ser destravadas acidentalmente pelo bebê.
Colchão
O colchão deve se encaixar perfeitamente no berço, de maneira que o bebê não consiga puxar o colchão para cima. Bebês recém nascidos não tem tanta força, mas a partir de algumas semanas eles começam a ter mais força nos bracinhos e puxar objetos. Se o colchão do berço não ficar bem preso, os bebês podem se enroscar entre o colchão e as traves do fundo, causando acidentes.
Ao escolher o colchão, prefira os colchões de espuma de alta densidade, com capas que permitam que o colchão “respire”. Outro ponto positivo dos colchões de espuma de alta densidade é o fato de que eles geralmente encaixam melhor no berço, além de serem mais baixos, o que aumenta a distância entre o fundo do berço e a grade superior – dificultando que a criança saia do berço.
Tinta e Acabamento
Uma das preocupações que você deve ter é com relação a tinta utilizada no berço. Antigamente era muito comum o uso de tintas com chumbo em sua fórmula, essas tintas podem intoxicar o bebê: e vale lembrar que a intoxicação por chumbo pode causar danos cerebrais e até mesmo a morte da criança. Se o seu berço é mais antigo, você pode levar lascas da tinta para análise laboratorial para confirmar se a tinta tem ou não chumbo.
Outra preocupação com relação ao acabamento é a possibilidade de machucar a criança. Procure sempre acabamentos uniformes e lisos, que não contenham ranhuras que possam machucar a pele sensível do bebê.
Almofadas para Berço
As almofadas protetoras são uma excelente maneira de prevenir que o bebê recém nascido se machuque na parte interna do berço. Entretanto, essas almofadas devem ser retiradas assim que o bebê começar a puxá-las para usá-las como apoio para ficar em pé, pois nesse momento os bebês podem começar a usá-las para tentar sair do berço.
Decoração do quarto do Bebê
O berço também faz parte da decoração do quarto do bebê e para ficar bem legal, ele deve ser da mesma cor dos móveis. Muita gente acaba ganhando os móveis do quarto do bebê de outra pessoa e acaba não prestando atenção em alguns detalhes, o que acaba prejudicando na decoração. O berço, na maioria das vezes, é feito de madeira, que pode ser facilmente pintado novamente sem problemas.









Comentários

Postagens mais visitadas