Às vésperas do início de mais uma campanha nacional de vacinação contra a gripe, é tempo de as gestantes incluírem em sua rotina de cuidados uma ida ao posto de saúde mais próximo para se vacinar sem receio de possíveis problemas.
     "A princípio, a vacina era contraindicada porque se desconheciam os danos que poderia causar ao feto. Mas hoje o Ministério da Saúde, ciente de sua segurança, preconiza a aplicação". As grávidas fazem parte do grupo prioritário, que inclui as crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, que recebem a vacina gratuitamente nos postos de saúde.
    Um estudo realizado em 2012 trouxe mais tranquilidade às mães e aos médicos. Pesquisadores da Clínica Wisconsin Marshfield, nos Estados Unidos, compararam 243 gestantes que sofreram aborto com outras 243 que não sofreram. No primeiro grupo, 38 mulheres haviam tomado a vacina quatro semanas antes de perderem seus bebes. No segundo, 31. Os números fizeram com que os pesquisadores concluíssem que a vacinação não foi fator de risco aumentado para os abortos.
     Os estudos têm demonstrado a segurança da vacinação em qualquer momento da gravidez. "De modo geral, evitamos indicar qualquer vacina no primeiro semestre de gestação. Isso porque os abortos espontâneos são mais comuns nesse período e pode ficar a impressão de que há alguma relação com a vacina".
      A vacina contra a gripe garante proteção não apenas para a gestante, mas também para o bebe logo após o nascimento. "Durante a gestação, há transferência de anticorpos maternos para o feto por meio da placenta. "Já foi comprovado que a vacinação da gestante é uma estratégia eficaz de proteção ao recém-nascido. Os estudos científicos demonstram um número menor de casos da doença em bebês de mães vacinadas.
    "Mas, no caso da vacina de gripe, como ela é especialmente importante durante o inverno, quando se concentra a maioria dos casos da doença, deve-se vacinar a gestante em qualquer fase. Essa recomendação é confirmada pelo informe técnico da campanha nacional de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde."
_________________________________________________________________________
SOBRE A MEGA LOJA DO BEBE
   Nosso site foi totalmente idealizado para que você tenha uma ótima experiência de compra, voltado à moda bebe e primeiros passos, foi criado com design contemporâneo, fácil navegação, fotos de alta qualidade, descrição detalhada e medida dos produtos.
     Com apenas alguns cliques, você pode comprar e receber no conforto e comodidade do seu lar ou outro local de sua preferência, os melhores produtos das melhores marcas para deixar o seu bebe ainda mais lindo, gostoso, seguro e confortável.

Comentários

Postagens mais visitadas